Sal Refinado vs Sal Marinho
Os problemas para a saúde da utilização do sal refinado. Saber mais é consumir melhor.
BENEFÍCIOSSAL MARINHO
2/14/20241 min read
As diferenças entre o sal industrial e o sal marinho são muitas...
Num primeiro olhar não podemos de referir a presença de cianeto nos ingredientes do sal de mesa, conhecido como sal refinado. Sim, leu bem...se reparar, em letras muito pequenas, nas embalagens de sal refinado vem a menção a FerroCianeto de Sódio.
De grosso modo o sal refinado contém muito menos minerais e nutrientes do que sal refinado, minerais esses que se "perdem" na indústria de refinação. Exemplo do bromo, enxofre, magnésio, cálcio entre outros vão se perdendo neste processo industrial o que torna o sal refinado muito menos puro, devido aos processos de aditivos químicos de antoaglomerantes e de branqueamento. O sal marinho por sua vez é rico em diversos minerais indispensáveis à vida humana, como potássio, zinco, iodo além dos referidos anteriormente.
Depois o sabor...
O sal marinho tradicional tem um sabor característico e único, enquanto o sal refinado não sabe a nada.
Depois a cor...
O sal refinado tem uma coloração baça, assumindo um branco baço. O sal marinho tradicional, devido à presença de vários outros minerais tem uma cor cristalina.
A pegada ecológica...
Aqui a diferença é óbvia. O sal refinado exige a presença de uma indústria poluente, com todo o consumo indispensável à mesma, não sendo assim um processo natural. O sal marinho tradicional, em particular o caso do Salgado de Aveiro, sendo uma atividade totalmente manual permite que a extração de sal seja feita apenas com o recurso de elementos naturais, como a água salgada, o sol e o vento, não esquecendo a presença da personagem central, o Marnoto. Ou seja, consumir sal marinho tradional além dos benefícios para a saúde estamos também a contribuir para uma menor pegada ecológica além da manutenção desta atividade milenar na cidade de Aveiro.
Contactos
Aveiro
+351 910 951 364
(custo chamada local)
experiences.aveiro@gmail.com
Subscreva a nossa newsletter
© 2025. All rights reserved.