Sal Cloreto de Sódio

O Sal enquanto elemento químico

SAL MARINHOSALINASBENEFÍCIOS

2/15/20242 min read

white sand under blue sky during daytime
white sand under blue sky during daytime

Composto químico NaCl (cloreto de sódio)

Desde cedo considerado como o "ouro branco" de Aveiro, o cloreto de sódio ficou vulgarmente conhecido como "sal". Com várias utilizações desde o início da história da cidade de Aveiro (sendo a sua função de conservação da comida a mais conhecida e que tornou o sal numa mercadoria de grande valor em Aveiro e no mundo), hoje é unicamente utilizado na cozinha.

O sal (enquanto composto químico NaCl), quando adicionado a um alimento origina um processo de osmose permitindo que a água passe de um ambiente com uma menor % de sal para um ambiente com uma maior concentração de sal. O sal retira a água dos alimentos e inibe o crescimento de micro-organismos prejudiciais ao alimento e consequente à nossa saúde. Estes pequenos organismos que nascem nos alimentos, não estando estes devidamente conservados, causam o apodrecimento dos alimentos e produzem toxinas.

A dissolução do sal nos alimentos origina iões sódio e iões cloreto que estando presentes nos tecidos humanos desempenham funções importantes como o equilíbrio osmóticos entre as células, desempenhando assim um papel relevante na transmissão de impulsos nervosos por todo o corpo. Mas em excesso pode trazer várias complicações para a saúde (ver mais).

Propriedades NaCl

Fórmula molecular: NaCl

Aspecto: sólido, branco

Densidade: 2,165 g/cm³

Ponto de fusão: 801 °C

Ponto de ebulição: 1413 ºC

Solubilidade: solúvel em água.

Condutividade: é um sal condutor quando dissociado em meio aquoso.

Ver mais (aqui)

Composição química

A molécula NaCl é dada por dois átomos; átomo de cloro (Cl) e um átoma de sódio (Na), sempre na proporção de 1 para 1. A sua conecção é dada por ligação de iões Na+ e Cl- quando em meio aquoso.

O sal é assim constituído por forças elétricas, com iões de cargas opostas, sendo constituído, em estado sólido, por uma rede cristalina contínua. Assim, quando se escreve a fórmula química do sal significa que, numa dada porção, os iões encontram-se na proporção indicada, um ião de cloreto para um ião de sódio.

(ver mais aqui)

Ref | Porto Editora – sal na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-02-15 11:53:33]. Disponível em https://www.infopedia.pt/$sal